Translate

Siga-me no Instagram

Instagram

Bem vindo

Visite o meu Blog e entre nos sites que estou seguindo porque tem muita coisa interessante para sua casa!
Dúvidas de Engenharia pode perguntar q eu respondo!

ad sense

quinta-feira, 25 de março de 2010

Viagem ao modernismo brasileiro






Viagem ao modernismo brasileiro
Casa que abrigou exposição modernista nos anos 30 será aberta para visitação
Lívia Alves, iG São Paulo | 24/03/2010 14:20

Já pensou em conhecer por dentro uma das construções mais importantes do modernismo brasileiro? Pois, dia 27 de março inicia a Visita guiada Warchavchik à casa modernista da Rua Itápolis.

O Museu da Casa Brasileira (MCB) retoma o projeto “Roteiros de Arquitetura” na sexta-feira (27), quando será aberta a temporada de visitas à casa do arquiteto Gregori Warchavchik, na Rua Itápolis, no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Oportunidade rara de se conhecer uma obra emblemática do modernismo brasileiro.


Foto: Zanella MoscardiFachada lateral da Casa da rua Itápolis, em 1930


A residência, restaurada recentemente por iniciativa da família Warchavchik, abrigou há exatos 80 anos - em 26 de março de 1930 - a “Exposição de uma Casa Modernista”. Era a primeira vez que o Brasil reunia diferentes artes visuais, como pintura e escultura, dentro de uma casa em estilo arquitetônico modernista.
Durante a visita guiada por educadores do MCB, o público poderá entrar em contato com as estruturas da casa, com móveis e fotografias de época, e com o jardim tropical criado pela esposa de Gregori Warchavchik, Mina Klabin.

Vinte projetos desenhados pelo arquiteto entre os anos 1920 e 1940, e o automóvel usado por Warchavchik em 1934 também estarão em exposição na mostra “Modernista 80 anos”, que tem curadoria geral de Carlos Eduardo Warchavchik.



Para recriar a ambientação da exposição de 1930, durante o período da visitação guiada, o Museu da Casa Brasileira também estará expondo peças e documentos da época.

Entre eles estarão duas maquetes de casas projetadas por Gregori Warchavchik: a da rua Itápolis e a da rua Santa Cruz. Ambas cedidas pela Pinacoteca do Estado de São Paulo. Fotos da arquitetura e do paisagismo originais da casa modernista, e da festa de inauguração, que contou com a presença de Mina Klabin, Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Guilherme de Almeida também poderão ser vistas, assim como pinturas de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Lasar Segall, escultura de Victor Brecheret, móveis e luminárias desenhadas por Warchavchik e tapetes do período Bauhaus.

No catálogo da exposição poderão ser vistas fotos de outras casas projetadas pelo arquiteto, como as das ruas Bahia e Santa Cruz, em São Paulo, e da Rua Toneleros, no Rio de Janeiro (RJ).

0 comentários: